O comprador do assento tem direito a ele até a entrada do maestro e após o intervalo. Em caso de atrasos, a pessoa será acomodada em qualquer cadeira que esteja disponível entre as obras. Em concertos gratuitos, como os Matinais, os assentos são liberados após o terceiro sinal.
Programa
“A América Latina existe?”, perguntou Darcy Ribeiro. E a música de concerto latino-americana, onde está? O concerto de pré-abertura do Festival Ecos Latinoamericanos propõe um itinerário sonoro que atravessa paisagens e identidades do continente.
A violonista e compositora Elodie Bouny — de mãe boliviana, pai francês, nascida na Venezuela — inicia o programa com o Prelúdio nº 1 – Homenagem ao sertanejo brasileiro, de Villa-Lobos. Já Feria Leyenda, do compositor boliviano Alfredo Domínguez, evoca os sons das formações rochosas do deserto boliviano, a quase três mil metros de altitude. Elodie nos conduz ao Paraguai com o "Allegro Solemne" da icônica_ La Catedral_, do extraordinário — e talvez mais prolífico — compositor para violão, o paraguaio Agustín Barrios Mangoré (1885–1944). Seguimos então ao Peru com Imágenes de la costa peruana, de Antonio Gervasoni, obra que, de maneira sinestésica, nos transporta a essas paisagens e às populações que as habitaram ao longo dos séculos. O percurso culmina no México com duas obras representativas: De cuerda y madera, de Gabriela Ortiz — peça que entrelaça referências afro-caribenhas e folclóricas com sofisticação contemporânea —, e um arranjo vibrante do já consagrado Danzón nº 2, de Arturo Márquez.
**Após o concerto, às 22h haverá uma Saideira Musical no bar-café da Estação Motiva Cultural com Artistas do Festival Ecos Latinoamericanos celebrando a música cubana. **
**Elodie Bouny **violão
**Brusk Zanganeh **violino
Amanda Martins violino
**Varinia Oyola-Rebaza **viola
**Pablo Bercellini **violoncelo
Bruno Lourensetto trompete
Sergio Escalera piano
**Thiago Lamattina **percussão
Camila Barrientos clarinete
Carlos Freitas trombone
HEITOR VILLA-LOBOS _Prelúdio nº 1 _
ALFREDO DOMÍNGUEZ ROMERO _Feria Leyenda _
AGUSTÍN BARRIOS MANGORÉ La Catedral: Allegro Solemne [Arranjo de Elodie Bouny]
ANTONIO GERVASONI _Imágenes de la costa peruana _
GABRIELA ORTIZ _De cuerda y madera _
ARTURO MÁRQUEZ Danzón nº 2 [Arranjo de F. Rivas]
Mais informações
Em caso de mudança de repertório ou artista, não serão efetuados reembolsos dos ingressos. A devolução de valores pagos acontece apenas em caso de cancelamento de programa ou mudança de datas e horários.
Nos concertos sinfônicos e corais, a Sala São Paulo é dividida em seis setores: Plateia Central, Plateia Elevada, Balcão Mezanino, Camarote Mezanino, Camarote Superior e Coro (disponível sempre quando não usado em performances sinfônico-corais).
Já nos recitais com solistas e concertos de grupos de câmara, os intérpretes ficam de frente para o setor Coro e há também assentos sobre o palco.
Confira os mapas de assentos para:
Os assentos de obesos e cadeirantes são vendidos somente pelo site. Se precisar de orientação para realizar a compra, ligue para 11 3777.9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
A Osesp realiza concertos com audiodescrição e intérprete em Libras, a entrada é gratuita para pessoas com deficiência visual e auditiva e se extende a um acompanhante. Para garantir o acesso, é preciso reservar os ingressos através do e-mail contato@vercompalavras.com.br — utilize os filtros de programação para ver a agenda completa. Confira também os recursos de acessibilidade da Sala São Paulo:
Dispositivos
Piso Tátil (alerta e direcional);
Corrimãos;
Alerta em braile;
Bebedouros acessíveis.Tratamento de desníveis
Rampas no Boulevard, no Foyer e na Guarita (localizada na entrada da rua Mauá).Deslocamentos
Elevadores semi-panorâmicos no Foyer;
Faixa elevada para travessia de pedestres (lombo-faixa);
Plataforma Elevatória no Restaurante e na Loja da Sala.Sala de Concertos
Assentos para pessoas obesas (14 lugares) | Térreo, Mezanino e Piso Superior;
Área para cadeirante (15 lugares) | Térreo e Mezanino.Espaços
Banheiros adaptados para pessoas com deficiência;
Vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência;
Um camarim adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.Telefones celulares, relógios digitais e demais aparelhos sonoros devem permanecer desligados durante os concertos. Não é permitido gravar ou fotografar durante as apresentações. Em caso de descumprimento das regras, nossa equipe de indicadores está treinada para fazer abordagens apenas nas pausas dos movimentos ou nos intervalos entre as obras do programa, para que a movimentação não atrapalhe ainda mais o evento.
Não determinamos ao público nenhum traje específico. O mais importante é que você se sinta confortável em sua vinda e que aproveite ao máximo a experiência de assistir a um concerto.
Uma das matérias-primas da música clássica é o silêncio. Desligue seu celular ou coloque-o no modo avião; deixe para fazer comentários no intervalo entre as obras ou ao fim; evite tossir em excesso. A experiência na sala de concertos é coletiva, e essa é uma das belezas dela.
O consumo de comida e bebida, incluindo água, não é permitido no interior da Sala de Concertos. Há áreas especialmente dedicadas a isso, como o Bar-café e o Restaurante. Chegue com antecedência para o evento e aproveite para degustar!
Jazz na Estação
Exclusivamente nos programas da série Jazz na Estação, realizados na Estação Motiva Cultural, o serviço de bar funciona durante toda a noite. Os setores com mesas contam com atendimento durante o espetáculo (consumo pago). Já na plateia elevada, o público poderá adquirir bebidas no bar e consumi-las em seus lugares.A classificação etária sugerida para os concertos da Osesp é de sete anos, já que nesta idade as crianças costumam apresentar uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de programas que não ultrapassem os 60 minutos de duração e assentos próximos as saídas. Nos Matinais em manhãs de domingo, a classificação é livre.
Estudantes de graduação e pós-graduação podem assistir gratuitamente a alguns dos concertos da Temporada Osesp por meio do Programa Passe Livre Universitário. Para participar, basta preencher o formulário online. Os estudantes cadastrados recebem comunicados por e-mail sempre que houver disponibilidade e podem confirmar presença para alguns dos concertos oferecidos. A retirada do ingresso é feita no dia do evento, a partir de 1 hora antes do início, na Bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo. É necessário apresentar um documento estudantil válido que comprove o vínculo com a instituição de ensino. Cada participante tem direito a um ingresso por concerto.
Para proteção de seus visitantes e do patrimônio público, o Complexo Júlio Prestes, que abriga a Sala São Paulo, cumpre todas as normas vigentes de segurança contra incêndios e acidentes.
Entre os equipamentos de segurança, estão 273 detectores de fumaça, 170 extintores de incêndio, 55 hidrantes, 60 botoeiras de acionamento manual de alarme contra incêndio, brigada de incêndio treinada com 72 integrantes, bombeiro civil alocado 24 horas, rede de sprinklers (chuveiros automáticos), sistema de proteção contra descargas atmosféricas e tratamento ignifugante em superfícies inflamáveis. Todo o material é revisado periodicamente e os atestados de funcionamento estão rigorosamente em dia.
A Fundação Osesp possui apólices de seguros contra danos patrimoniais e de responsabilidade civil, além de cobertura de danos ao próprio edifício. Contamos ainda com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Alvará de Funcionamento (AFLR) atualizados.
