Em caso de mudança de repertório ou artista, não serão efetuados reembolsos dos ingressos. A devolução de valores pagos acontece apenas em caso de cancelamento de programa ou mudança de datas e horários.
Coro da Osesp em "O silêncio que nunca (h)ouve"
Programa
AMY BEACH Three Shakespeare Choruses, Op. 39 [Três coros de Shakeaspeare] AMY BEACH Sea Fever [A febre do mar] FLORENCE PRICE Resignação ETHEL SMYTH Cinco canções sacras baseadas em melodias corais: Komm, Süsser Tod [Vem, doce morte] UNDINE SMITH MOORE I would be true [Eu serei verdadeiro] VALÉRIA BONAFÉ Nos silêncios da tua voz TADEJA VULC O Sapientia [Oh Sabedoria] JOCELYN HAGEN To see the sky [Para ver o céu] KERENSA BRIGGS Media Vita [Na metade da vida] ELEANOR DALEY Upon your heart [Sobre seu coração] CAROLINE SHAW And the swallow [E a andorinha] JULIANA RIPKE Vozes-Mulheres [texto: Conceição Evaristo]
As mulheres sempre fizeram música, embora encontrem obstáculos diversos para atuação profissional. A partir do século XIX, no entanto, elas foram paulatinamente conquistando espaços que antes lhe eram negados. As norte-americanas Amy Beach e Florence Price são exemplos importantes: primeira mulher e primeira mulher negra a terem sinfonias estreadas por grandes orquestras de seu país, seu pioneirismo e sua importância têm sido reconhecidos cada vez mais. Nascida já no século XX, a também norte-americana Undine Smith Moore desenvolveu uma produção composicional voltada à música vocal, fortemente inspirada em spirituals negros e música folclórica.
Na Inglaterra, ainda na virada do século XIX para o XX, Ethel Smith dedicou se à composição, a despeito da forte oposição paterna. E, no início do século XX, juntou-se à causa sufragista, sendo autora do March of the Women [Marcha das Mulheres], que se tornou hino do movimento.
Essas mulheres desbravadoras abriram caminho para que, nos dias de hoje, compositoras das mais variadas origens e dos mais variados direcionamentos estéticos tivessem espaço para atuar profissionalmente e difundir suas composições. Contemporâneas dos EUA, Canadá, Inglaterra e Eslovênia, além das brasileiras Valéria Bonafé e Juliana Ripke, completam a seleção do programa.
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Nos concertos sinfônicos e corais, a Sala São Paulo é dividida em seis setores: Plateia Central, Plateia Elevada, Balcão Mezanino, Camarote Mezanino, Camarote Superior e Coro (disponível sempre quando não usado em performances sinfônico-corais).
Já nos recitais com solistas e concertos de grupos de câmara, os intérpretes ficam de frente para o setor Coro e há também assentos sobre o palco.
Confira os mapas de assentos para:
Os assentos de obesos e cadeirantes são vendidos somente pelo telefone (11) 3777-9721, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
A Osesp realiza concertos com audiodescrição e intérprete em Libras — utilize os filtros de programação para ver a agenda completa. Confira também os recursos de acessibilidade da Sala São Paulo:
Dispositivos Piso Tátil (alerta e direcional); Corrimãos; Alerta em braile; Bebedouros acessíveis.
Tratamento de desníveis Rampas no Boulevard, no Foyer e na Guarita (localizada na entrada da rua Mauá).
Deslocamentos Elevadores semi-panorâmicos no Foyer; Faixa elevada para travessia de pedestres (lombo-faixa); Plataforma Elevatória no Restaurante e na Loja da Sala.
Sala de Concertos Assentos para pessoas obesas (14 lugares) | Térreo, Mezanino e Piso Superior; Área para cadeirante (15 lugares) | Térreo e Mezanino.
Espaços Banheiros adaptados para pessoas com deficiência; Vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência; Um camarim adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Telefones celulares, relógios digitais e demais aparelhos sonoros devem permanecer desligados durante os concertos. Não é permitido gravar ou fotografar durante as apresentações. Em caso de descumprimento das regras, nossa equipe de indicadores está treinada para fazer abordagens apenas nas pausas dos movimentos ou nos intervalos entre as obras do programa, para que a movimentação não atrapalhe ainda mais o evento.
Não determinamos ao público nenhum traje específico. O mais importante é que você se sinta confortável em sua vinda e que aproveite ao máximo a experiência de assistir a um concerto.
Uma das matérias-primas da música clássica é o silêncio. Desligue seu celular ou coloque-o no modo avião; deixe para fazer comentários no intervalo entre as obras ou ao fim; evite tossir em excesso. A experiência na sala de concertos é coletiva, e essa é uma das belezas dela.
O consumo de comida e bebida, incluindo água, não é permitido no interior da Sala de Concertos. Há áreas especialmente dedicadas a isso, como o Bar-café e o Restaurante. Chegue com antecedência para o evento e aproveite para degustar!
A classificação etária sugerida para os concertos da Osesp é de sete anos, já que nesta idade as crianças costumam apresentar uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de programas que não ultrapassem os 60 minutos de duração e assentos próximos as saídas. Nos Matinais em manhãs de domingo, a classificação é livre.
Universitários de graduação e pós-graduação podem assistir gratuitamente aos concertos da Temporada Osesp. Para participar, basta preencher o formulário online. Os cadastrados são informados por e-mail toda vez que houver disponibilidade de ingressos, e podem retirar sua entrada (limitada a um ingresso por pessoa) pela internet. No dia do concerto, é necessário apresentar o documento estudantil como comprovante.
Para proteção de seus visitantes e do patrimônio público, o Complexo Júlio Prestes, que abriga a Sala São Paulo, cumpre todas as normas vigentes de segurança contra incêndios e acidentes.
Entre os equipamentos de segurança, estão 273 detectores de fumaça, 170 extintores de incêndio, 55 hidrantes, 60 botoeiras de acionamento manual de alarme contra incêndio, brigada de incêndio treinada com 72 integrantes, bombeiro civil alocado 24 horas, rede de sprinklers (chuveiros automáticos), sistema de proteção contra descargas atmosféricas e tratamento ignifugante em superfícies inflamáveis. Todo o material é revisado periodicamente e os atestados de funcionamento estão rigorosamente em dia.
A Fundação Osesp possui apólices de seguros contra danos patrimoniais e de responsabilidade civil, além de cobertura de danos ao próprio edifício. Contamos ainda com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Alvará de Funcionamento (AFLR) atualizados.