Em caso de mudança de repertório ou artista, não serão efetuadas devoluções de ingressos de assinaturas, mas sim oferecidas alternativas de trocas por outros concertos. A devolução de valores pagos acontece apenas em caso de cancelamento de programa.
Temporada Osesp: Câmara
Programa
ERIKA MUNIZ SOPRANO SOLANGE FERREIRA CONTRALTO JABEZ LIMA TENOR MIKAEL COUTINHO TENOR FERNANDO COUTINHO BAIXO PEDRO AUGUSTO DINIZ CRAVO
BARBARA STROZZI Primo Libro di Madrigali [Primeiro Livro de Madrigais], Op. 1: Excertos
GIULIANO ROSAS CLARINETE ROMEU RABELO FAGOTE ANDRÉ GONÇALVES TROMPA RODOLFO LOTA VIOLINO ANDRES LEPAGE VIOLA ADRIANA HOLTZ VIOLONCELO CLÁUDIO TOREZAN CONTRABAIXO
LUDWIG VAN BEETHOVEN Septeto em Mi bemol maior, Op.20
Um ano antes do nascimento de Antonio Vivaldi [1678-1741], falecia Barbara Strozzi. Os dois tinham em comum o fato de serem compositores barrocos venezianos, embora a fama de Strozzi esteja longe de equiparar-se à do padre ruivo. No entanto, Barbara foi uma das mais importantes compositoras venezianas do século XVII. Também cantora, era filha do poeta e libretista Giulio Strozzi [1583-1652] com Isabella Garzoni. Aos 16 anos, ela cantava profissionalmente acompanhando-se num dos muitos instrumentos de que seu pai dispunha. Em 1644, Strozzi divulgou seu Opus 1, Il primo libro di madrigali, com letras escritas por seu pai. Compositora prolífica, com mais de uma centena de peças, sua obra foi publicada em oito coletâneas ainda durante sua vida. A primeira parte do recital traz madrigais de duas a cinco vozes de seu Primeiro Livro de Madrigais, editado em Veneza em 1641.
A segunda parte do concerto enfoca a Primeira Escola de Viena, um dos eixos da Temporada, num salto que nos leva até a virada do século XIX, quando foi escrito o Septeto em Mi bemol maior de Beethoven. Com cerca de 40 minutos de duração e seis movimentos, a obra se assemelha a uma serenata do século XVIII. Luminosa e despreocupada, marca o final de um período de formação, no qual Beethoven se estabelece em Viena como compositor e virtuose do piano. Será a ocasião perfeita para ver quais são as semelhanças com o_ Octeto em Fá, D. 803_ de Schubert, obra também apresentada nesta série e inspirada no Septeto de Beethoven.
Mais informações
Nos concertos sinfônicos e corais, a Sala São Paulo é dividida em seis setores: Plateia Central, Plateia Elevada, Balcão Mezanino, Camarote Mezanino, Camarote Superior e Coro (disponível sempre quando não usado em performances sinfônico-corais).
Já nos recitais com solistas e concertos de grupos de câmara, os intérpretes ficam de frente para o setor Coro e há também assentos sobre o palco.
Confira os mapas de assentos para:
Os assentos de obesos e cadeirantes são vendidos somente pelo telefone (11) 3777-9721, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
A Osesp realiza concertos com audiodescrição e intérprete em Libras — utilize os filtros de programação para ver a agenda completa. Confira também os recursos de acessibilidade da Sala São Paulo:
Dispositivos Piso Tátil (alerta e direcional); Corrimãos; Alerta em braile; Bebedouros acessíveis.
Tratamento de desníveis Rampas no Boulevard, no Foyer e na Guarita (localizada na entrada da rua Mauá).
Deslocamentos Elevadores semi-panorâmicos no Foyer; Faixa elevada para travessia de pedestres (lombo-faixa); Plataforma Elevatória no Restaurante e na Loja da Sala.
Sala de Concertos Assentos para pessoas obesas (14 lugares) | Térreo, Mezanino e Piso Superior; Área para cadeirante (15 lugares) | Térreo e Mezanino.
Espaços Banheiros adaptados para pessoas com deficiência; Vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência; Um camarim adaptado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Telefones celulares, relógios digitais e demais aparelhos sonoros devem permanecer desligados durante os concertos. Não é permitido gravar ou fotografar durante as apresentações. Em caso de descumprimento das regras, nossa equipe de indicadores está treinada para fazer abordagens apenas nas pausas dos movimentos ou nos intervalos entre as obras do programa, para que a movimentação não atrapalhe ainda mais o evento.
Não determinamos ao público nenhum traje específico. O mais importante é que você se sinta confortável em sua vinda e que aproveite ao máximo a experiência de assistir a um concerto.
Uma das matérias-primas da música clássica é o silêncio. Desligue seu celular ou coloque-o no modo avião; deixe para fazer comentários no intervalo entre as obras ou ao fim; evite tossir em excesso. A experiência na sala de concertos é coletiva, e essa é uma das belezas dela.
O consumo de comida e bebida, incluindo água, não é permitido no interior da Sala de Concertos. Há áreas especialmente dedicadas a isso, como o Bar-café e o Restaurante. Chegue com antecedência para o evento e aproveite para degustar!
A classificação etária sugerida para os concertos da Osesp é de sete anos, já que nesta idade as crianças costumam apresentar uma capacidade de concentração mais desenvolvida. Aconselhamos a escolha de programas que não ultrapassem os 60 minutos de duração e assentos próximos as saídas. Nos Matinais em manhãs de domingo, a classificação é livre.
Universitários de graduação e pós-graduação podem assistir gratuitamente aos concertos da Temporada Osesp. Para participar, basta preencher o formulário online. Os cadastrados são informados por e-mail toda vez que houver disponibilidade de ingressos, e podem retirar sua entrada (limitada a um ingresso por pessoa) pela internet. No dia do concerto, é necessário apresentar o documento estudantil como comprovante.
Para proteção de seus visitantes e do patrimônio público, o Complexo Júlio Prestes, que abriga a Sala São Paulo, cumpre todas as normas vigentes de segurança contra incêndios e acidentes.
Entre os equipamentos de segurança, estão 273 detectores de fumaça, 170 extintores de incêndio, 55 hidrantes, 60 botoeiras de acionamento manual de alarme contra incêndio, brigada de incêndio treinada com 72 integrantes, bombeiro civil alocado 24 horas, rede de sprinklers (chuveiros automáticos), sistema de proteção contra descargas atmosféricas e tratamento ignifugante em superfícies inflamáveis. Todo o material é revisado periodicamente e os atestados de funcionamento estão rigorosamente em dia.
A Fundação Osesp possui apólices de seguros contra danos patrimoniais e de responsabilidade civil, além de cobertura de danos ao próprio edifício. Contamos ainda com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e Alvará de Funcionamento (AFLR) atualizados.